IN BUSCA TOTAL

Sistema IN BUSCA TOTAL


O que é
- Como funciona - Como acessar - Como usar - Termo de Responsabilidade


O que é:

O Sistema IN Busca Total, oferece aos usuários o Aviso de Publicação, um serviços de busca seletiva de matérias publicadas no Diário Oficial da União – impressos pela Imprensa Nacional, através da configuração prévia do Aviso de Publicação.


Como funciona:

Este serviço de busca compara o parâmetro informado pelo usuário com as palavras constantes do texto das matérias do jornal consultado.

O Aviso de Publicação é um instrumento de busca que seleciona diariamente matérias publicadas nos Jornais Oficiais, conforme configuração pré-estabelecida, e envia mensagens ao cliente, por meio do correio eletrônico, informando as ocorrências encontradas naquele dia.


Como acessar:

Para acessar e utilizar o Sistema IN BUSCA TOTAL é preciso que o cliente faça o cadastramento de sua conta e configure a ferramenta de busca com palavras, nomes ou referências determinados por ele, a fim de que o sistema possa utilizá-los como parâmetros no momento da realização da pesquisa no banco de dados.

O acesso aos dados será feito mediante a digitação de senha pessoal e habilitará o usuário ao módulo de visualização dos resultados da configuração do Aviso de Publicação criados por ele.

O Sistema permite ao usuário modificar a qualquer tempo os parâmetros de busca informados anteriormente.

Na ficha de cadastramento, os campos que contém asterisco (*) são de preenchimento obrigatório


Como usar:

Os serviços de pesquisa em base de dados textual, em geral, possuem restrições técnicas. Por isso, oferecemos algumas sugestões que podem tornar a busca de matérias, por parte do usuário, mais eficiente, como vemos a seguir:

1 - O algoritmo de seleção recupera somente as matérias publicadas que contenham todos os caracteres do(s) termo(s) informado(s) pelo usuário(a).

2 - Quando se trata de seleção de matérias no Diário Oficial da União, além do(s) termo(s) de pesquisa, o usuário(a) ainda pode indicar o caderno que deseja pesquisar ( Diário Oficial da União – Seção 1, Diário Oficial da União – Seção 2, Diário Oficial da União – Seção 3). Este recurso é bastante útil quando se trata de seleção com termos muito comuns, tais como ‘Portaria’, ‘Edital’, etc., e visam evitar que o usuário receba um volume desnecessário de matérias e que podem lhe dificultar a leitura das que efetivamente procura. Assim, o serviço somente selecionará as matérias que contenham os termos informados e que foram publicados.

3 - O algoritmo de busca seleciona as matérias que contenham os termos informados indiferentemente de estarem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas.

4 - O algoritmo de seleção diferencia uma palavra com ou sem caracteres especiais (.,:;-/*_=+, etc.), portanto sugere-se que evite utilizá-los nos termos de pesquisa.

5 - Complementando o item anterior, para selecionar matérias com uma seqüência de números, como identificador de protocolo de processos, sugerimos que o usuário(a) forneça como parâmetro somente os números comumente grafados sem caracteres especiais. Ex.: processo 0101.000123/2007-08 informe somente 000123.

6 - O algoritmo de seleção considera uma palavra no singular diferente da mesma no plural.

7 - O algoritmo de seleção não faz busca fonética, ou seja, palavras grafadas com acento ou com acento, ou impressas com caracteres diferentes mas que tenham o mesmo som fonético, são consideradas diferentes umas das outras.

8 - Uma vez que estes serviços de busca encontram uma matéria com os termos fornecidos, ele indica as páginas onde ela começa no respectivo jornal. Existem matérias, que são impressas em diversas páginas. Apesar de ser um pouco incômoda a leitura deste tipo de matéria pelo usuário, ele deve ver página a página a partir do ponto indicado pelo sistema, mesmo assim para encontrar o termo que deseja, tal como se estivesse lendo o jornal em papel.

9 - O algoritmo de seleção diferencia uma palavra dos seus sinônimos ou termos equivalentes. Por exemplo, avião é diferente de aviões ou aeronave, etc.

10 - Caso deseja encontrar as matérias com termos como: ‘Portaria N. 123’, considere a possibilidade desta matéria sair impressa como ‘Portaria N. 0123’ ou ‘Portaria N 123’ ou ‘Portaria No 123’, ou ainda ‘Portaria 123’!

11 - Para pesquisar matérias que contenham um nome próprio, informe um parâmetro com ele completo e outros com somente as palavras menos comuns deste nome. Isto é conveniente para o usuário pois, as matérias podem vir impressas com hífen, ou mesmo escritas de formas diferentes.

12 - Ao pesquisar matérias que contenham números considere a possibilidade deste número vir impresso com zeros à esquerda.

13 - Em resumo, para maior segurança na seleção das matérias, o usuário deve informar mais de um parâmetro com os termos que procura, procurando cobrir a melhor combinação de caracteres que lhe possa atender.

Termo de Responsabilidade:

A responsabilidade de fornecer os parâmetros adequados para que o algoritmo de busca possa selecionar com sucesso as matérias pesquisadas é do usuário que contratou o serviço. O compromisso da Imprensa Nacional é de somente selecionar as matérias que contenham os termos fornecidos pelo usuário.

Verifique abaixo o diagrama de funcionamento do Sistema IN BUSCA TOTAL:




Aguarde. Processando...